quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Surpresa pós-viagem - O trânsito da Itália

Surpresa pós-viagem - O trânsito da Itália

Ciao!

Não sei se vocês lembram mas no post de Chianti e San Gimignano eu coloquei um aviso de que posteriormente escreveria esta postagem sobre as Áreas de Acesso Limitado e as placas de trânsito italianas. 
Na postagem de retorno a Roma eu disse que ficamos rodando na rotatória por alguns minutos pois o GPS estava sem sinal e que logo em seguida entramos em uma rua e seguimos até o GPS voltar com o sinal e seguirmos o caminho para devolver o carro. Acontece que a Itália tem um sério problema em relação as ZTL's (Zona a Traffico Limitato ou Zona de Tráfego Limitado, em português), principalmente nas regiões do Centro Histórico. 
Dia 23 de Janeiro deste ano (ou seja, 1 ano e meio depois da viagem) recebemos em nossa casa uma multa no valor de 103 euros vinda da Itália. A multa era por trafegar em uma rua da ZTL. Era uma carta em português (um fato curioso) com o local da infração, data, hora, placa do veículo, condutor, empresa do aluguel do carro (que no caso era a Europcar) entre outras informações. E na parte de trás uma breve explicação sobre o valor, onde e como pagar e as consequências do não-pagamento, porém sem nenhuma foto.
Achamos muito estranho por dois motivos: 1°- A demora para a chegada da multa; 2°- O rapaz do local onde alugamos o carro avisou que a multa cairia direto no Cartão de Crédito...
Fomos pesquisar o local da multa e descobrimos que realmente ficava dentro da ZTL, porém sem nenhuma indicação visível, e que o local de retirada/devolução do carro fica bem na "fronteira" da ZTL e é muito difícil devolver o carro sem passar por uma rua proibida.


Nesta foto 'A' é o local da multa e 'B' o local de devolução do carro


Este é o mapa da ZTL diurna em Roma. Se você procurar o local acima entenderá o que eu disse anteriormente.

Passamos um tempo pesquisando e descobrimos que tivemos sorte... Sorte em receber UMA multa! Achamos casos de pessoas que receberam 8, 10, e até 16 multas!!!!!! E não é só em Roma... A maioria era em Florença, Pisa e Roma, mas havia casos com multas em Veneza, Pádua e em várias pequenas cidades italianas. 
Um site que nos ajudou muito foi o Notícias da Bota. Lá encontramos MUITAS pessoas com o mesmo problema que o nosso.

Entramos no site indicado na carta e acessamos com o login e senha presente na mesma. O site também é todo em português... Lá conseguimos encontrar a foto da placa do carro (mas a foto é exclusivamente da placa do carro... Não dá para identificar o local ou quem está conduzindo o veículo, fora que não há nem data e nem hora) e os documentos que circularam entre a empresa do aluguel e a polícia local.

Pesquisamos bastante até descobrir que a multa estava dentro do prazo de entrega... Muitos lugares dizem que devemos pagar somente se a multa chegar no prazo de 1 ano após a viagem, porém não é bem assim!
A polícia local tem até 1 ano para notificar o infrator a partir de quando eles recebem os documentos da locadora de carros com as informações de quem é o infrator.
No nosso caso, a polícia recebeu os documentos da locadora dia 21 de Janeiro de 2012, porém só enviou a notificação ao Brasil dia 8 de Janeiro de 2013 e recebemos em nossa casa dia 23 de Janeiro de 2013. A data que conta é a da data da postagem e não a do recebimento... Caso fosse, não teríamos a obrigação de pagar!  E o pagamento deve ser feito em até 5 dias após o recebimento!

Nossa dúvida era: Pagar ou não pagar? Não conseguimos encontrar nenhum relato de alguém que não pagou e teve problemas mais tarde, porém não encontramos nenhum relato de alguém que não pagou e teve problemas mais tarde... Decidimos pagar para ter certeza de que não teríamos problema algum pois pretendemos voltar à Itália.



Este é o mapa da ZTL noturna.

Em relação as placas de trânsito achei um site bem legal com todas as placas possíveis e existentes na Europa (clique aqui). É sempre bom dar uma olhada antes de sair andando por aí ;)

PS: Não deixe de curtir a página do Blog no Facebook: https://www.facebook.com/ItaliaAiVamosNos e de dar +1 em nossa página do Google Plus: +Itália, aí vamos nós!!!.Qualquer dúvida, comentário, reclamação é só enviar um e-mail para italiaaivamosnos@hotmail.com

2 comentários:

  1. Boa tarde, acabei de receber 6 multas de ZTL. Só a trasferencia destas multas foram U$ 45,00 cada.

    ResponderExcluir
  2. E Agora como procedo com as multas, elas virão no cartão ou por carta?

    ResponderExcluir